→ O que é SEO? O Guia Básico Para Iniciantes na Arte de Rankear Conteúdos

Tempo de leitura: 7 minutos

Descubra-O-que-é-SEO

O que é SEO? Você concorda comigo que não faz sentido algum produzir inúmeros conteúdos de forma frenética, com toda a qualidade que puder colocar em cada um, se eles não serão lidos ou até mesmo encontrados pela pessoas.

 

Sendo exatamente por esse motivo que o SEO “Search Engine Optimization” e o conteúdo bem escrito continuam formando um dupla perfeita para quem quer ganhar destaque (e clientes) na internet.

 

Você que trabalha com um negócio online na internet ou somente conteúdos para web, precisa compreender a importância de saber o que é SEO para o bom ranqueamento de uma página ou de um site nos principais motores de busca, como o Google, por exemplo.

 

Mesmo sendo um assunto bem extenso e relativamente complicado, visto que todas as pessoas querem um bom lugar nas primeiras páginas do Google, esse artigo servirá para que você tenha um norte e consiga ranquear os seus conteúdos da forma correta.

 

O que você vai ver neste artigo:

 

  • O que é SEO;
  • Por que você fará sucesso se estiver no maior buscador do mundo?;
  • Aprenda uma coisa: SEO não é caro!;
  • Você tem na mãos uma poderosa ferramenta;
  • Já ouviu falar sobre tráfego orgânico?;
  • Conclusão: em qual canal você deve investir para obter resultados expressivos?;

 

O que é SEO – Otimização para Buscadores

Otimização para Buscadores

 

Chamado de Search Engine Optimization, ou melhor, SEO, é um conjunto de estratégias e técnicas que buscam maximizar a visibilidade do seu site.

Além, de aumentar o tráfego de visitantes de forma completamente orgânica (sem que precise pagar por isso).

 

É uma ação que reúne várias estratégias em busca de um único objetivo: fazer com que o seu site ganhe destaque nas primeiras páginas dos motores de busca, como, por exemplo, o Google. Bing e Yahoo!.

 

E como isso acontece?

 

Isso acontece por meio de palavras-chaves e tags escolhidas de forma estratégica dentro do seu conteúdo, que estará dentro do seu site. Acredite ou não, é possível criar um alcance orgânico razoável dessa forma.

 

Para exemplificar e fazer você entender melhor, eu quero que você leve em consideração o seguinte termo: “maketing de conteúdo”.

 

Quando você joga esse termo no Google, aparece as seguintes pesquisas:

  • Marketing de Conteúdo: O Que é e por quê adotá-lo – Rock Content
  • Marketing de Conteúdo – Tudo que você precisa saber
  • Marketing de Conteúdo – Marketing de conteúdo é o maior blog sobre …

 

 

Essas são as três primeiras posições do Google, e esses conteúdos fazem parte do topo quando pesquisamos o termo “Marketing de conteúdo” porque eles sabem o que é SEO e usam ele para conseguir ranquear bem nos motores de busca.

 

Note que o segundo é um artigo e o terceiro é uma espécie de “about me” de determinado site.

Usando a palavra-chave, que no nosso caso é “marketing de conteúdo”, ele conseguiu fazer com que o seu site fosse mais amigável para os buscadores.

 

BINGO!

 

Imagine quantas pessoas que estão buscando por esse termo, agora, acompanham esse site?

Dentre todos os inúmeros fatores que podem levar o seu site ao sucesso, aparecer nas buscas orgânicas é uma das mais significativas. Todos os seus leitores e clientes em potencial estão no Google!

 

Estar bem posicionado é uma meta importante para conseguir estar mais próximos do seu público, tornando o processo de encontro mais simples. Por favor, anote isso. (risos)

 

 

POR QUE VOCÊ FARÁ SUCESSO SE ESTIVER NO MAIOR BUSCADOR DO MUNDO?

Buscador-Google

É fato que desde que o Google foi desenvolvido e se tornou o maior buscador do planeta, a atuação que os resultados das buscas têm no mundo do empreendedorismo está em crescimento constante.

Atualmente, milhares de marcas que estão no nosso dia a dia dependem diretamente do Google para manter sua existência.

 

Sabia que boa parte do sucesso da Amazon foi entender o que precisava para “dominar” o Google e apenas tirou um grande proveito disso”?

Os responsáveis pela marca estruturaram o site para que ele ficasse num lugar privilegiado nos resultados, ainda mais por ter um conteúdo focalizado na experiência dos seus consumidores.

 

APRENDA UMA COISA: SEO NÃO É CARO!

SEO Não é Caro

Exatamente isso.

 

Se você, sendo um empreendedor digital, começar a calcular o quanto custaria os cliques e as visitas que você ganha pelo Google, só que de forma paga, por meio de anúncios no Google Adwords…você veria uma coisa que, podemos até chamar de divisor de águas:

 

A mesma audiência que conseguirá pelo SEO demanda um investimento entre 5% a 25% a menos comparado às mídias pagas.

 

VOCÊ TEM NAS MÃOS UMA PODEROSA FERRAMENTA

Ferramenta Poderosa

 

Não sei se você soube, mas houve uma pesquisa realizada pela FBITS e publicada pela E-commerce Brasil.

Essa pesquisa analisou o comércio eletrônico brasileiro e mostrou que 61% das empresas possui até 20% do seu faturamento por meio do e-mail marketing.

 

Sem contar que, 19% disseram que entre 20% e 50% da sua receita tendem a vir por meio de campanhas de e-mail marketing.

 

O que me faz lembrar do seguinte: por muito tempo, quase que o único motivo para as pessoas estarem na internet era para conseguir conferir o e-mail.

Claro que isso mudou bastante com a chegada das redes sociais e aplicativos de contato, mas o e-mail ainda é uma poderosa ferramenta, ainda mais quando se diz respeito ao “comércio”.

 

As pessoas que adotam o e-mail marketing possui uma série de benefícios, entre eles, o contato direto com o leitor, fazendo com que alimente a confiança e o tráfego segmentado.

 

Porém, eu não vou me aprofundar, mas deixarei a leitura desse artigo para que você compreenda melhor e consiga alavancar o seu negócio: O Poder do Email Marketing: Como criar uma lista de email que realmente funciona (passo a passo)

 

 

JÁ OUVIU FALAR SOBRE TRÁFEGO ORGÂNICO?

SEO - Tráfego-Orgânico

É certo de que as mídias sociais completam um conjunto extremamente forte de canais para o seu conteúdo, pois é por meio delas que você consegue fazer “chover” visitantes no seu site.

 

Porém, algo que você e todas as pessoas que trabalham com isso deveriam prestar atenção, é que as pessoas que estão nas redes sociais querem tudo, menos ter produtos e serviços sendo empurrados goela abaixo.

 

É simples. Geralmente, quem cria um perfil em alguma rede social quer fazer duas coisas:

 

  • Se conectar com familiares e amigos;
  • Se conectar com pessoas do seu meio profissional.

 

Com exceção do LinkedIn, as pessoas costumam fazer perfis para estreitar relações e ficar a par dos últimos acontecimentos, fazer compras não é o foco. Só que o que muitas empresas ignoram, é que podem sim tirar proveito disso.

 

Com a sua presença nas principais mídias sociais, com foco e criatividade, você consegue se tornar autoridade no que oferece e se aproximar dos seus clientes em potencial.

Logo, se você mantiver um bom relacionamento com essas pessoas, postando com frequência, respondendo as comentários  e engajando, você não apenas estará gerando visitas ao seu site, como estará transformando-os em clientes com pouco (ou quase nada) de custo.

 

 

CONCLUSÃO: EM QUAL CANAL VOCÊ DEVE INVESTIR PARA OBTER RESULTADOS EXPRESSIVOS?

Resultados Expressivos

Existe empresas trabalhando com todos os canais e outras fazendo uso de apenas alguns. Eu te aconselho a não estar em todas as redes sociais que conseguir criar um perfil, pelo contrário, se prenda em duas ou, no máximo, três. Assim, você poderá fiscalizar sua atenção, tempo e dinheiro nas que forem mais rentáveis para o seu negócio.

 

Agora que você já sabe o que é SEO, que tal aprender mais sobre como montar um negócio online bastante lucrativo? Clique aqui e saiba mais.

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
O que é SEO
Author Rating
51star1star1star1star1star