→ Os 3 Maiores Vilões da Produtividade e Como Vencê-los

Tempo de leitura: 11 minutos

viloes da produtividade e como vencelos

Porque fazer hoje o que você pode deixar para amanhã?

Essa é a famosa frase que define as pessoas que sofrem por não terem Produtividade. Realmente, todas as tarefas podem ser deixadas para um outro dia, outro momento ou até mesmo uma outra semana, mas o ato de procrastinar te impossibilita de aproveitar os efeitos de “ser produtivo”.

 

Procrastinação é quando você apenas deixa uma tarefa, geralmente muito importante, para depois. Sendo um dos vilões da produtividade, com a procrastinação você enrola todas as tarefas importantes pendentes para ficar interagindo nas redes sociais ou fazendo algo que te mantém disperso enquanto deveria estar focado.

 

E o resultado disso?

 

Não poderia ser mais catastrófico. Tarefas importantes são feitas uma noite antes do prazo de entrega, o resultado não fica tão bom quanto você queria e, se você quiser mais tempo para conseguir colocar qualidade na sua tarefa, provavelmente perderá credibilidade por esse atraso.

 

Sabe, se não a primeira, a procrastinação é um dos maiores problemas das pessoas atualmente.

 

É incrível como os profissionais perdem tempo com as distrações na hora do trabalho. Entre todas as distrações, com toda certeza, redes sociais, checar o email e a procrastinação são os três maiores vilões da produtividade.

OS MAIORES VILÕES DA PRODUTIVIDADE

Ser produtivo não é sinônimo de estar ocupado

Como diz o Paulo J. Meyer: “Produtividade nunca é acidente. É sempre o resultado de um comprometimento com a excelência, inteligência, planejamento e esforço focado.”

 

É normal que por vezes a produtividade seja confundida com estar realizando inúmeras tarefas o tempo inteiro. Você deve compreender que ser produtivo não é estar ocupado com mil tarefas para que você vá completando o mais rápido que conseguir e, somente assim, ter tempo para juntar ainda mais tarefas.

 

Ser produtivo não é sinônimo de estar ocupado.

 

É fundamental que para que você consiga alcançar a alta produtividade, tenha em mente que você precisa saber onde deseja chegar e quais são as melhores formas de você conseguir alcançar o seu objetivo.

 

Com isso, você poderá traçar metas e planejar as suas atividades, as mais relevantes, e de preferência por ordem de prioridade para chegar com mais facilidade nos seus objetivos.

 

Porém, isso é quebrado quando você se deixa levar por distrações no meio do seu dia. Sabe, quando você simplesmente para de focar nas suas atividades e acaba se entregando para os maiores vilões da produtividade.

 

Ok, mas, somente para lembrar, quais são os 3 maiores vilões da produtividade?

 

  1. Redes sociais;
  2. Emails;
  3. Procrastinação.

COMO AUMENTAR O SEU FOCO?

Veja-Como-aumentar-seu-foco

Todos nós somos vulneráveis às distrações da internet, e quando se trabalha em casa, onde “entrar na rede social e ficar a tarde toda” depende exclusivamente do nosso bom senso, o quadro fica ainda mais complicado.

 

Isso se chama excesso de informação, estamos sujeitos à todo e qualquer tipo de informação sempre que abrimos uma aba no navegador. Então, ficar e permanecer disperso, mudando de atividade rapidamente é muito fácil.

 

Quando você limpa sua mesa de trabalho, abstrai todos os pensamentos e apenas senta e trabalha tudo muda.

 

Você se entrega a uma única atividade. Conhece de perto o que é se envolver no que está fazendo, fica tão concentrado e imerso que você doa todo o seu esforço para o trabalho e, acredite ou não, isso é uma sensação extremamente boa.

 

Sentir que finalmente está fazendo fluir o seu trabalho poderá ser uma experiência meditativa e transformadora.

 

E quando você sente que está sendo produtivo, sua felicidade é maximizada, o estresse minimizado e o trabalho só tende a melhorar.

 

Se você está lendo esse artigo é porque possui problemas com a produtividade, sente dificuldade em focar em apenas um atividade por vez e é exatamente por esse motivo que eu te aconselho a continuar lendo esse artigo para descobrir como fazer para acabar de vez com os três vilões da produtividade.

VENCENDO OS MAIORES VILÕES DA PRODUTIVIDADE: PRÁTICAS DE FOCO E CONCENTRAÇÃO

praticas de foco e concentração

Como eu disse mais acima, o excesso de informação nos prejudica (e muito) quando falamos sobre produtividade, mas além do excesso de informação, umas das maiores complicações que o avanço tecnológico nos deu é o número de distrações que temos com apenas um toque, literalmente.

 

E essas distrações são potencializadas quando você trabalha em casa, onde não tem um chefe para ficar te chamando atenção ou cobrando o máximo de você o tempo inteiro.

 

O negócio é que não é errado que você relaxe e pegue o seu smartphone para dar uma pequena conferida nas redes sociais, emails e afins; Pelo contrário, é importante que você sempre faça parte de um grupo, pois essa é a forma de nos sentirmos parte de alguma coisa.

 

Logo, a grande sacada é que você consiga apenas evitar as distrações na hora do trabalho, mas não necessariamente deixe de lado a sua vida social ou deixe de fazer parte dos seus círculos de amizade.

REDES SOCIAIS

redes sociais

Sabia que dez em cada dez pessoas concordam firmemente que as redes sociais são os maiores vilões da produtividade, ficando até mesmo na frente da procrastinação.

 

Muitas pessoas podem até dizer: “Bem, só não entra nas redes sociais, oras!”

 

Realmente, é simples apenas não utilizar a sua rede social predileta. O problema, melhor, o porém está quando as redes sociais são utilizadas como instrumento de trabalho, como é o caso de muitos brasileiros, sendo mais difícil arrumar uma forma de descartar o seu uso fora de hora.

 

Para vencer esse vilão, conseguir trabalhar com as redes sociais e não ser social fora de hora, segue abaixo três dicas:

 

  • Já pensou em utilizar as redes sociais em horários pré-determinados? Você pode determinar que vai acessar seu perfil nas redes sociais de noite, quando já terminou todas as suas tarefas do dia. E ainda servirá como forma de te deixar motivado, pois você ficará ansioso para a chegada do final do dia.
  • Agora, se você trabalha com as redes sociais, é difícil criar o hábito de acessar somente no final do dia. Uma alternativa interessante é eliminar o feed de notícias no Facebook, para o caso de você precisar responder um cliente ou conferir uma campanha. Um aplicativo bastante indicado para fazer isso ser possível é o Kill News Feed.
  • Se você utiliza a técnica Pomodoro, onde você faz ciclos de concentração de 25 minutos e descansa 5 minutos, nesses intervalos você pode aproveitar para conferir as redes sociais. Como a técnica conta com um Timer, vai apitar assim que bater os 5 minutos.

 

EMAILS

emails

Se você, assim como a maioria das pessoas, possui o vício de chegar o email várias vezes ao dia, esse tópico é para você! (risos)

Assim, somente para começo de conversa, eu te aconselho a não abrir o email assim que levanta da cama. Por qual motivo? Bem, é improdutivo demais, dependendo dos emails que receber, é certo de que você ficará, no mínimo, a manhã inteira fazendo isso.

 

Talvez você não saiba o motivo de ser tão impordutivo. Logo, o que eu posso te adiantar é que a manhã é o período onde nós estamos com mais energia, nesse período é interessante que você focalize sua energia no que é extremamente importante. O que não é o caso dos emails, é?

 

Assim como as redes sociais, eu te aconselho a olhar os emails em um horário pré-determinado, dando preferência aos horários em que você sente que é menos improdutivo, sendo também importante que o horário “caiba” sua resposta e o apagar em seguida. Portanto, não adianta separar dez minutinhos.

 

Talvez você fique um pouco ansioso com a suposta chegada de emails importantes, para resolver isso, o ideal seria se os seus emails chegassem no seu horário pré-determinado, não é mesmo?

 

Com o aplicativo BatchedInbox você consegue fazer isso, podendo deixar todos os emails para o final do dia ou meio da tarde, dependendo da sua produtividade.

 

Além disso, é importante que você evite ler emails no celular, isso ficará te distraindo e você ficará ansioso para responder o quanto antes, mais rápido.

 

PROCRASTINAÇÃO

PROCRASTINAÇÃO

É normal deixar tudo para um outro momento, ainda mais quando você trabalha em casa e com prazos. Quer dizer, por qual motivo você começaria a fazer algo agora se você ainda tem quinze dias?

 

Claro que a frase acima foi irônica, então, antes de saber como vencer esse vilão, é importante que você esteja ciente de que existem alguns hábitos que podem estar te fazendo deixar tudo para uma outra hora, ou melhor, fazer tudo à moda “empurrar com a barriga”.

 

Dentre todos esses hábitos, estão alguns muito fáceis de serem apontados, como:

Se você faz sua lista de tarefas colocando atividades rápidas e simples que não te fazem chegar num objetivo maior (brincar com o seu gato, por exemplo);

Precisa estar “de bem com a vida” para conseguir realizar suas atividades mais complexas e para finalizar, não basta somente a concentração;

Sempre faz uma lista enorme de tarefas e no final do dia ela ainda continua completa.

Esses hábitos fazem parte do que chamamos de armadilha da procrastinação, quando você alimenta e percebe que o seu dia está repleto desses hábitos, você simplesmente entra num loop infinito de priorizar tudo, menos as coisas mais importantes do seu dia.

Claro, não que brincar com o seu gato não seja importante ou manter uma vida social, mas isso você faz quando conclui todas as suas tarefas extremamente importantes, as tarefas que são feitas como forma de meta, para conseguir chegar num objetivo maior, e não o contrário.

 

Para conseguir fugir da procrastinação, algumas dicas vão te ajudar a sair e/ou prevenir que você caia na armadilha da procrastinação:

  • Se recompense sempre. Que tal depois que você terminar uma determinada tarefa importante, você não se recompensa com uns minutos de descanso para conseguir olhar as redes sociais, brincar com o seu gato e fazer qualquer outra coisa que te proporciona prazer?
  • O principal, entenda que você está deixando o seu futuro de lado e esteja disposto a mudar isso. Muitas pessoas se dão conta de que estão presas na procrastinação, mas não fazem nada para mudar, entenda que você precisa querer não deixar tudo para uma outra hora, inclusive, essa mudança.
  • Assim que acordar, dê preferência para as tarefas mais complicadas e difíceis de serem executadas. Dessa forma, você usará toda a sua produtividade e energia no mais importante.

 

CONCLUSÃO: COMO POTENCIALIZAR SUAS HABILIDADE DE FOCO?

como potencializar suas habilidades de foco

“Ah, mas o meu problema é não conseguir focar no que eu devo fazer, mesmo sabendo de tudo isso…”

É normal que depois de meses ou até anos seguindo uma rotina desregrada e com ênfase na procrastinação, você acabar sentindo dificuldade de mudar isso.

Como forma de te motivar e fazer com que você tenha um gás inicial, saiba que qualquer coisa que você queira transformar num hábito, precisa de 21 dias para que você já não precise fazer esforço, sabe, que de fato, torne-se um hábito.

 

Então, não pense que todo esse esforço será para sempre. Calma, tem um fim e esse final demora menos de um mês.

Se você não consegue focar na execução de apenas uma tarefa por vez, é importante que você faça pequenos blocos de foco e, em seguida, complete com um bloco de descanso. E assim, repita novamente até terminar suas tarefas.

 

É fundamental que você comece pequeno e lembre-se que o seu cérebro não quer te ajudar a mudar, ele sempre irá querer o que já possui costume de fazer- pequenos blocos de 25 minutos com intervalos de 5 minutos é o suficiente para o início. Depois, se você achar necessário e o seu corpo pedir por mais tempo, poderá aumentar para 1 hora com intervalos de 10 minutos.

 

Tudo é uma questão de querer mudar e estar disposto à adquirir bons hábitos. Portanto, qualquer dúvida que houver sobre algum tópico abordado nesse artigo, pode ficar à vontade para deixar nos comentários.

Summary
Review Date
Reviewed Item
3 Maiores Vilões da Produtividade e Como Vencê-los
Author Rating
51star1star1star1star1star