→ 5 Passos Incrivelmente Fáceis Para Descobrir Seu Nicho de Mercado e Construir Uma Autoridade

Tempo de leitura: 7 minutos

Descubra seu Nicho de Mercado

O que fazer para ser lembrado? Melhor, como ser considerado autoridade em determinado assunto?

Eu posso dizer que a maneira mais simples de construir sua autoridade na internet e garantir que as pessoas pensem em você quando quiser uma solução em determinado assunto, é definindo corretamente o seu Nicho de Mercado.

 

O QUE É NICHO DE MERCADO?

o-que-é-nicho-de-mercado-?

Nichos de mercado são grupos que possuem objeções e necessidades específicas e até pouco exploradas. Um exemplo?

Você está com a auto estima baixa por estar acima do peso e quer uma solução imediata.

 

Onde você vai procurar essa solução? Em blogs, sites e até mesmo revistas de emagrecimento e fitness.

Emagrecimento é um Nicho de Mercado, pois cuida da resolução de problemas específicos como esse.

Algo que vejo muito quando se é tratado sobre nichos, são pessoas que querem montar um blog e falar sobre tudo. Até porque, a chance de você ser bem-sucedido quando tratar de vários assuntos num mesmo lugar é enorme, visto que quanto mais assuntos abordados, maior será as pessoas procurando e caindo no seu site. Certo?

Errado. Autoridade não é sinônimo de quantidade.

Quando eu estou procurando sobre um assunto, me sinto bem melhor instruída e segura da eficácia do método quando opto por ler um blog que só trata do meu assunto em específico. Quer dizer, você confiaria num blog que possui a solução do seu problema e de mais vinte outros?

 

Você precisa ter um propósito extremamente claro e escolher em que nicho de mercado deseja “dominar” e se tornar autoridade.

E não pense que você precisa, logo de imediato, escolher um nicho que seja enorme e que já tenha muita concorrência, como, por exemplo, relacionamento e finanças.

 

Por que não posso?

Bem, você pode e deve se realmente quiser brigar por um destaque. Porém, saiba que se escolher um grande mercado de massa, a concorrência é grande e a chance de você conseguir conquistar um pequeno lugar de destaque é praticamente nula.

Você precisa escolher uma pequena fatia do mercado. Gosta de emagrecimento? Legal, mas para conseguir lugar nesse nicho é interessante que você seja mais específico ainda.

 

Que tal emagrecimento para pessoas que sofrem com a obesidade? Ou quem sabe, emagrecimento rápido para mamães de primeira viagem?

Você consegue enxergar o quanto é específico? É muito melhor diferenciar dessa forma a somente criar um blog que trata de emagrecimento. “Emagrecimento” possui inúmeros sub nichos que, inclusive, eu acabei de citar dois.

 

Então, seja claro nas suas escolhas e sempre tente ser o mais específico que conseguir, visto que é muito melhor que você seja autoridade para um grupo pequeno em constante crescimento a falar com ninguém num nicho pouco específico.

 

EU PRECISO AMAR O NICHO QUE ESCOLHER?

nicho que escolher

Você pode ter lido vários artigos antes desse, que batem o pé dizendo que sim… Porém, eu realmente preciso te fazer uma perguntinha bem simples de ser respondida.

 

Por favor, me responda com sinceridade: você está escrevendo para você ou para o seu público-alvo?

Realmente, se você gostar do nicho que estará escrevendo, é mais fácil se sentir motivado enquanto os resultados não surgem, o que é óbvio que não acontecerá num piscar de olhos.

 

Porém, você não precisa amar o seu nicho, não precisa compreender muito sobre ele e eu posso dizer que, você nem sequer precisa escrever sobre ele.

Como o Alex Vargas, dono do Fórmula Negócio Online disse em uma de suas aulas: escrever sobre como criar patos em um apartamento poderá ser um assunto excitante para você, mas isso não significa que existem pessoas que gostem ou que procurem por isso.

 

Achou um nicho de mercado lucrativo, mas que você não gosta ou não possui domínio? Contrate um freelancer que produza conteúdos de valor para o seu nicho e tenha um blog lucrativo. Simples.

 

COMO DESCOBRIR SE O SEU NICHO DE MERCADO É L-U-C-R-A-T-I-V-O?

nicho lucrativo

Um fator de extrema importância e, por vezes, de dúvidas de quem está iniciando no mundo do empreendedorismo digital é como saber se o nicho que escolheu, de fato, é lucrativo.

 

E, saber se o nicho é lucrativo ou não está dentro de como descobrir o seu nicho de mercado e, consequentemente, como se tornar uma autoridade dentro desse nicho.

 

Sabendo que o ponto inicial é descobrir o seu nicho de mercado, eu listei abaixo 5 passos incrivelmente fáceis para descobrir o seu nicho de mercado e construir uma autoridade.

Está preparado para começar um blog de sucesso?

 

  1. VOCÊ SABE O QUE O SEU PÚBLICO NECESSITA?

É como eu disse anteriormente: um assunto interessante para você pode não ser interessante para o mercado.

Então, apenas pare de focar no que você acha legal e comece a ouvir o que as pessoas estão precisando, quais soluções estão buscando. Você está escrevendo para sua audiência, não para você.

 

  1. BUSQUE ASSUNTOS RELACIONADOS AO MERCADO QUE VOCÊ DESEJA SE TORNAR AUTORIDADE

 

É uma estratégia simples, mas que poderá te ajudar em muitas coisas, inclusive, em sempre ter conteúdo que chama atenção por ser exatamente o que o seu público está procurando.

Desça até o final da página de resultados e você encontrará outras opções de pesquisas relacionadas ao termo que você buscou.

Para te dar um exemplo: eu busquei o termo “emagrecimento rápido para mamães de primeira viagem”.

As suas opções de buscas são:

  • Parar de amamentar engorda?
  • Amamentar emagrece quantos quilos?
  • Emagreci muito amamentando, o que eu faço?

 

Bem, esses são exemplos reais de mães de primeira viagem que estão passando por problemas. Você não acha que isso renderia um bom conteúdo? Melhor, você não acha que muitas mamães de primeira viagem que querem emagrecer acompanhariam o seu blog por ser exatamente o que elas procuram?

 

Sua autoridade nesse nicho iria aumentar por você estar dando a solução de um problema e, acredite, essa é a sua principal meta se quiser ser uma autoridade.

 

  1.  PESQUISAS DE TERMOS RELACIONADOS NO GOOGLE KEYWORD PLANNER

Acessando o Google Keyword planner, você descobrirá mais palavras-chave ao nicho que estará abordando.

O segredo é selecionar os resultados mais atrativos, com grande pesquisa mensal e o mínimo de concorrência.

 

  1. BUSQUE PROBLEMAS QUE AINDA NÃO TENHAM SOLUÇÃO

Sabe aquele fórum de perguntas e respostas do Yahoo? Aquele é o lugar ideal para você acompanhar de perto os maiores problemas e frustrações de cada pessoa.

O interessante é que, na maioria das vezes, essas pessoas não conseguiram achar a resposta por meio dos motores de busca e resolveu recorrer ao fórum como último recurso para a sua dúvida. Esteja lá para que o seu blog seja a saída!

 

  1. COMENTÁRIOS EM BLOGS E SITES AJUDA SABIA?

É interessante que você faça uma busca por blogs que já são autoridades dentro do seu nicho.

O que o seu público está dizendo? O que está achando? Você vê que eles sentem falta de algo? Quais são as suas sugestões de publicações?

 

Buscando nas páginas de destaque, você conseguirá obter resposta para tudo isso, visto que o intuito é que você encontre as necessidades que esses blogs não estão suprindo e já comece com uma casa de vantagem.

E, como eles são os seus maiores concorrentes, não se restrinja apenas aos blogs, vá e faça buscas nas redes sociais também!

GOSTOU DO ARTIGO?

maiores concorrentes

Esse pequeno guia já te dará um norte para que você consiga descobrir o seu nicho de mercado, para que você descubra se é lucrativo e torne-se uma autoridade na internet.

 

É fundamental que você tenha paciência e seja persistente para testar estratégias, descobrir onde pode melhorar e em qual o ponto que você conseguirá se destacar dos demais blogs.

 

Não se esqueça que a sua dúvida é nossa também, então não fique receoso em deixar suas objeções nos comentários.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Como descobrir seu Nicho de Mercado
Author Rating
51star1star1star1star1star