10 Gatilhos Mentais Para Você Dominar a Arte da Persuasão e Alavancar Suas Vendas

Tempo de leitura: 6 minutos

Gatilhos Mentais

Para que as pessoas consigam ter melhores resultados nas suas vidas é preciso que elas sejam muito equilibradas e saibam lidar com vários aspectos da vida como o físico, espiritual e o principal deles que é o mental. O aspecto mental das pessoas é algo importante e que precisa ser trabalhado diariamente, pois se ele estiver sempre equilibrado você vai levar uma grande vantagem na busca por melhores resultados.

O subconsciente dos seres humanos é algo bem complexo e que pode reagir a certos estímulos que vão fazer com que ele possa ser levado a realizar uma determinada atividade. Se você conseguir dominar essa área é bem capaz que você consiga ter um grande sucesso nas suas técnicas de persuasão e na melhora por resultados. Uma das melhores ferramentas para fazer isso é utilizar gatilhos mentais.

 

O QUE SÃO GATILHOS MENTAIS?

Técnicas de Persuasão

Os gatilhos mentais podem ser definidos como as técnicas de persuasão que são utilizadas pelas pessoas para alcançarem resultados, já que eles fazem uma relação direta com aspectos instintivos, emocionais e sociais que fazem parte de um ser humano. Essa ferramenta é muito importante, pois se utilizada de forma correta ela é capaz de fazer as pessoas mudarem de opinião sobre um assunto e passaram a apoiar você.

Essa habilidade de persuasão é essencial, já que pode ser usada em diversos aspectos da vida como vendas, política, estudo, profissões e entre outras áreas. Sendo que utilizando elas você vai melhorar os seus resultados. Por isso nessa lista vamos relacionar os dez gatilhos mentais mais eficientes que existem e que podem lhe ajudar em diversas áreas da sua vida, pois vão lhe garantir excelentes resultados.

  • AUTORIDADE

 Autoridade

O gatilho mental que utiliza a autoridade é uma ferramenta muito importante de persuasão, mas que deve ser utilizada com muito cuidado, já que se for utilizada de forma errada ela pode fazer com que a pessoas peguem uma certa aversão a você. Esse recurso de persuasão utiliza o seu posicionamento como autoridade para poder mostrar sua opinião, sendo que nele você vai utilizar a opinião de especialistas informações concretas com o objetivo de poder convencer as outras pessoas.

  • ESCASSEZ

 Escassez

Um outro tipo de persuasão muito utilizado pelas pessoas que querem melhorar seus resultados é utilizar o fenômeno da urgência como algo motivacional para poder fazer uma pessoa querer ter algo. Por isso você vai explicar que se ela não mudar de ideia ou comprar determinado produto, esse cliente em potencial vai se arrepender, já que ele vai estar perdendo uma ótima oportunidade de ter um excelente produto em casa. Esse gatilho mental é muito utilizado em vendas.

  • GARANTIA

Garantia

A dúvida é um dos gatilhos mentais mais eficientes que existem e por isso  você pode utilizar ele para poder melhorar as suas técnicas de persuasão. Com o auxílio dele é possível que você consiga ter um excelente resultado, por isso é importante que você ofereça garantias para as pessoas que está tentando conquistar e dessa forma você vai obter melhores resultados.

Paradoxo da Escolha

  • PARADOXO DA ESCOLHA

Esse recurso de persuasão trabalha com o lado da escolha dos possíveis clientes e por isso é importante que você tenha uma forma de falar bem aprimorada. Nessa situação você vai oferecer algumas opções de produtos e mostrar os lados bons do seu produto e vai jogar aqueles lados ruis do outro produto. Para que ele seja mais eficaz é essencial que você jogue poucos produtos.

Urgência

  • URGÊNCIA

A urgência é um gatilho mental que é muito parecido com o da escassez, mas que tem no tempo o seu principal fator motivacional. Por isso você dizer ao cliente que aquele produto que ele quer adquirir tem um tempo limitado para ser adquirido e por isso se ele não comprar logo vai acabar perdendo a oportunidade.

  • ANTECIPAÇÃO

Antecipação

O gatilho da antecipação é um recurso muito importante de persuasão, pois ele mexe com o lado inconsciente de antecipação do futuro e por isso deve ser utilizado com cuidado, já que ele pode tanto motivar o cliente como tirar ele do foco. Por isso para que esse gatilho mental funcione é preciso que você vá liberando aos poucos certas vantagens e benefícios do seu produto e isso irá criar uma expectativa no cliente.

  • NOVIDADE

Novidade

Todas as pessoas gostam de novidades e por isso esse é um ótimo recurso de persuasão, já que ele permite que você consiga trabalhar com o lado motivacional das pessoas de ter algo novo. O lado da novidade tira as pessoas da sua zona de conforto e faz com que elas queiram obter o produto, já que vão ter algo que muitas pessoas ainda não teriam. Por isso é um gatilho mental muito eficiente.

Descaso

  • DESCASO

Esse é um gatilho mental que se utilizado nas condições corretas é matador para aqueles que querem fazer a divulgação de um certo produto ou marca. Para poder utilizar ele, você vai precisar ter uma boa forma de comunicação e persuasão, pois o seu objetivo é mostrar para o cliente que obter esse cliente vai ser algo muito importante para os outros, mas para você é algo bem comum.

Referência

  • REFERÊNCIA

Para que um ser humano faça uma escolha ele sempre se baseia inconscientemente em decisões antigas que foram tomadas e por isso é importante saber trabalhar com esse lado. Por isso um gatilho mental que trabalha esse lado é muito importante, pois ele vai permitir que a pessoa busque experiências passadas para poder se basear nas suas novas escolhas.

 

O QUE O SEU NEGÓCIO PRECISA?

O que o seu negócio Precisa

Independente de qual for o gatinho mental que esteja pensando em utilizar no seu negócio online, preste a atenção em um único detalhe: o que o seu negócio precisa?

 

O gatilho mental deve ser usado de forma consciente e nunca, nunca pense que os gatilhos mentais são iguais a manipulação, pois não são.

 

Confia na qualidade do seu produto e sabe que o seu público-alvo gostará da utilidade que o seu produto tenha, ótimo, então aposte no marketing de conteúdo e selecione os gatilhos mentais que se encaixam bem na proposta.

Se gostou do artigo e acha que os seus amigos ficariam malucos em saber sobre essas técnicas, fique a vontade para compartilhar!

Assista ao treinamento GRÁTIS que mostra passo a passo a montar um Negócio Online do Zero. Saiba Mais.